quinta-feira, 24 de abril de 2008

O bairro

O Tatuapé
é um bairro da cidade de São Paulo
que ocupa o extremo noroeste do distrito de mesmo nome,
sendo administrado pela subprefeitura da Mooca.
É um bairro de forte tradição industrial, tendo em seus limites a sede
de algumas das maiores indústrias brasileiras como a
Itautec, a Souza Cruz e o Grupo Vicunha,
além de outras indústrias de menor porte.
Embora algumas fábricas tenham sido desativadas,
estas indústrias continuam tendo escritórios ou alguns
departamentos localizados nesta região.
Aos poucos, porém, alguns dos antigos galpões foram sendo
desativados para dar lugar a alguns condomínios residenciais
Neste bairro também está localizada a Casa do Tatuapé,
na rua Guabiju, um museu com um acervo histórico de objetos
usados na colonização da cidade.
A construção é remanescente do período dos bandeirantes,
construída em taipa de pilão, e é tombada pelo Condephaat.

Localização

O bairro propriamente dito do Tatuapé é delimitado pelo
quadrilátero formado pelas
ruas Tuiuti, Salim Farah Maluf, Celso Garcia e Marginal Tietê.
Entretanto, de uma maneira geral, a designação "Tatuapé" é
dada ao distrito inteiro, indistintamente do bairro.

Ao refletirmos sobre as razões que levam o bairro do Tatuapé
e regiões vizinhas a ter uma qualidade de vida invejável,
mesmo a países do primeiro mundo, constatamos que existem
razões de sobra que fazem com que o Tatuapé seja um bairro privilegiado.
Encontramos razões de toda parte.
A sua topografia plana semi-inclinada da qual tirou partido
o intendente Gomes Cardim, a sua localização dentro da geografia da
Grande São Paulo, a disponibilidade de boa infra-estrutura urbana
e a vontade dos tatuape-enses em manter as melhores
tradições de boa vizinhança, a sua preocupação com as questões do
coletivo e a sua persistência em resolver as questões do bairro.

Não obstante a rapidez com que ocorrem tais processos de degradação,
é possível ainda encontrar regiões como a do Tatuapé que vem
conseguindo manter as boas tradições, o respeito à propriedade e à moralidade,
fato notado e noticiado até pela grande imprensa com certa freqüência.

É hábito comum as pessoas se cumprimentarem na rua.
No comércio, os atendentes tratam os fregueses pelo nome.
Nesse momento em que o bairro comemora o seu aniversário,
desenvolvemos uma análise urbanística ampla, enumerando os fatores,
que do ponto de vista de planejamento urbano, contribuem
decisivamente para que o progresso seja promovido de forma ordenada.

Finalizamos mencionando que os moradores do Tatuapé é bairrista,
não tem o menor interesse em se mudar de lá e concluímos que é
mutio legal e bacana falar :
Eu moro no Tatuapé !
Educação escolar
A educação é a base da formação do caráter do ser humano.
No mundo globalizado de hoje, não basta ter um diploma.
Mesmo que seja um diploma de uma escola superior, o homem,
apenas com o diploma, não é competitivo e precisa desenvolver uma
complementação técnica e cultural para fazer frente às exigências
do mundo moderno.

Nesse aspecto, o Tatuapé é um bairro privilegiado.
Encontramos as melhores e mais tradicionais instituições de
ensino da região. São escolas estaduais, municipais e particulares em
todos os níveis, desde o maternal, passando pelas
escolas de educação infantil, ensino fundamental,
colégios e faculdades.
São poucos, os bairros em São Paulo que reune uma gama
tão vasta de opções pedagógicas.

Além disso, as tradições familiares dos moradores do Tatuapé
propiciam aos jovens, no seu dia a dia, um evoluir constante onde
se é possível aprimorar e cultuar o respeito ao próximo e o respeito
às coisas do coletivo de modo que os adolescentes vivenciam uma
transposição suave e firme para o mundo adulto transformando-se em um
elemento humano completo, um verdadeiro cidadão.
Desse modo, escola, família e sociedade colaboram-se de forma integrada e
dividem democraticamente a responsabilidade pela educação dos jovens.

Não há como relacionar todas as escolas do Tatuapé, entretanto,
analisando o passado, a linha de trabalho pedagógico e a contribuição
dada ao crescimento e desenvolvimento cultural do bairro,
não se pode deixar de citar algumas escolas estaduais tradicionais como a
Visconde de Congonhas do Campo, Professor Ascendino Reis,
Professor João Borges, Professora Blanca Zwicker Simões,
Professor Paulo Novaes de Carvalho e a Oswaldo Catalano,
sem esquecer as escolas municipais como a
Othelo Franco, Jackson de Figueiredo, Arthur Azevedo e o Assad Abdala.

Tem presença marcante no desenvolvimento da região
alguns colégios particulares como o Agostiniano Mendel, Califórnia,
Drummond de Andrade, Discere Laboratum, Espírito Santo,
Anália Franco, Salete, Santo Antonio de Lisboa, São Francisco de Assis,
Gomes Cardin, Lavoisier, Jean Piaget e Objetivo sem contar as
dezenas de escolas de educação infantil.

Não podemos esquecer da Escola Técnica Martin Luther King,
do SENAC, do SENAI e das Universidades UNICID, UNIP e DRUMMOND.

Conta ainda, o bairro, com 4 bibliotecas públicas:
Cassiano Ricardo, Hans Cristian Andersen,
Professor Arnaldo Magalhães Giácomo e
Paulo Sérgio Milliet.
É um verdadeiro privilégio.

Fazem parte do circuito cultural a
Oficinal Cultural Raul Seixas,
museu Casa do Tatuapé
e mais as escolas de música, de línguas e um sem número
de atividades culturais desenvolvidas pelas entidades
comunitárias como o Rotary, o Lions, a Maçonaria,
Centro Comunitário, a USE, a Associação Comercial de São Paulo
e as paróquias Nossa Senhora da Conceição, do Bom Parto,
Santo Antonio de Lisboa, Cristo Rei e São José do Maranhão.

Levantamentos realizados apontam uma quantidade muito pequena
de alunos residentes no bairro mas que estudam em escolas de outras regiões.

Em contraposição, é grande a quantidade de alunos provenientes dos
bairros circunvizinhos a freqüentarem escolas do Tatuapé.
Esse fenômeno é fácil de se explicar;
Algumas escolas como o Congonhas do Campo, Oswaldo Catalano e
Jackson de Figueiredo estão localizadas nas proximidades das estações do
Metrô. Muitos pais e mães, morando em bairros longínquos como
Itaquera e Guaianazes, possuem emprego no Tatuapé.
Aproveitam, então, e trazem consigo seus filhos e os
acompanham até a escola.
Estes alunos, mesmo morando na periferia da cidade
recebem educação de primeiro mundo.

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